SEMINÁRIO

Comandante da Aeronáutica preside o 1º Seminário de Patrimônio em Florianópolis

Evento foi organizado pelo EMAER para ajustes e definições nos assuntos relacionados ao patrimônio imóvel do Comando da Aeronáutica
Publicada em: 28/10/2023 17:30
Imprimir
Fonte: BAFL, por Suboficial Evangelista
Edição: Agência Força Aérea

O 1º Seminário de Patrimônio Imóvel da União, sob Jurisdição do Comando da Aeronáutica – Região Sul, foi realizado no dia 20/10, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

O evento contou com participação do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; do Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; do Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira; do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; do Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero; do Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), Major-Brigadeiro do Ar César Faria Guimarães; e do Subdiretor de Apoio Administrativo da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), Brigadeiro Intendente Alex Orçay Reis.

Na abertura do evento, o Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle, deu boas-vindas aos participantes, destacando a satisfação e responsabilidade em abrigar o primeiro de uma série de seminários, que serão realizados ao longo do Brasil, além de pontuar a infraestrutura preparada para bem receber as comitivas.

O Seminário foi organizado pelo EMAER, a partir da percepção da necessidade de ajustes e definições nos assuntos relacionados ao patrimônio imóvel do Comando da Aeronáutica (COMAER). Ao longo do encontro, foram tratados assuntos que apresentaram características, capacidades e óbices relacionados ao patrimônio imóvel jurisdicionado ao COMAER na Região Sul.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini, em seu discurso, destacou a relevância do evento para a Força Aérea com vistas ao cumprimento de suas atribuições.

A iniciativa da realização do Seminário, inédita na história da Força Aérea Brasileira, foi gerada a partir intensas conversas para levar luz às questões envolvendo o bem patrimonial da Instituição e as soluções plausíveis. “A realização desse primeiro Seminário é um reflexo do comprometimento de todos com a excelência na gestão do patrimônio imobiliário da União, e ainda faz com que a rede de infraestruturas seja gerenciada com diligência e responsabilidade. Para isso, é indispensável não só obter, como aperfeiçoar o conhecimento”, destacou o Comandante da Aeronáutica. 

Na ocasião, houve também sete palestras que apresentaram a DCA 87-3 e o panorama da Força; Propostas de atualização da ICA 87-7 e ICA 85-1 / SISOP / Responsabilidade Administrativa em relação à Patrimonial; Tombos Estratégicos da região (localização e características); Tombos para reversão à Secretaria de Patrimônio da União e transferência à SAC; Tombos Operacionais (localização, características e potencialidades); Tombos Estratégicos com potencial operacional; e, por fim, situações especiais e/ou problemas patrimoniais dos tombos da região (invasões e problemas judiciais).

Fotos: Sargento Jeber / BAFL

 

 

imagens/original/46435/IMG_7922.JPG
imagens/original/46435/IMG_8037.JPG